Antes de Partir




Um motivo em especial levou-me a assistir novamente o longa “Antes de partir”. Uma das cenas me chama a atenção. Carter Chambers (Morgan Freeman) ao relembrar a crença egípcia indaga Edward Cole (Jack Nicholson). Duas perguntas destinariam, de acordo com as respectivas respostas, para onde iriam os espíritos depois de suas mortes.





O filme retrata, de forma dramática e ao mesmo tempo cômica, a vida de dois homens com câncer. No hospital, eles recebem a notícia de que ambos têm poucos meses de vida. Eles elaboram uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer e fogem do hospital. Em uma das cenas mais bonitas, eles estão no Egito vendo um pôr-do-sol próximo às pirâmides.





Então um deles comenta que, no antigo Egito, havia uma crença de que, quando uma pessoa morria e chegava na presença de Deus, o Eterno perguntava:





1-Você encontrou alegria em sua vida?





2-Você proporcionou alegria para os outros?





E, dependendo da resposta, a pessoa era admitida ao paraíso.





Porém, o filme, nos induz a responder uma pergunta ainda mais profunda…





3-“Quais as coisas que quer fazer antes de partir?”





Poderia escrever mil linhas. São tantas coisas a fazer antes de partir. Sem sobressalto 2 coisas que não poderiam faltar: ter Marília em meus braços e poder acariciar seu rosto e ouvir desta que seria a mulher mais linda do mundo um gostoso e sincero: te amo.





Outro seria ir para a Grécia e estar ao lado de Partenon. Tal qual a música Mal de Mim, interpretada por Djavan.





De uma lista de 10 desejos estes seriam apenas 2. Falta muito para preencher a lista.





Tenho ainda tempo para tudo isto.





Assistam Antes de Partir.





E você?